Galerias de Fotos

A FÉ QUE ACOSTUMOU A FALHAR

Dias 24 e 25 de Setembro de 2018 às 20h00

SINOPSE

O Núcleo Arcênico de Criações propõe, neste novo trabalho, investigar os caminhos que a palavra “fé” nos abre. Desde seu espectro renovador de alento e resiliência, até as trincheiras do extremismo e da violência contra as divergências e as minorias. Desta forma, falar de fé mostrou-se uma berlinda contemporânea. Afinal entre a inércia pacífica e o combate ao extremismo violento, a medida é incerta.

RELEASE

A Fé que Acostumou a Falhar é o 4o espetáculo do Núcleo Arcênico de Criações. Assim como o primeiro espetáculo “Cana.ã” (2012), é dirigido por Alexandre Manchini Jr., fundador do Núcleo. Porém a parceria com Jorge Vermelho - que dirigiu QUERO SER PRETO - e Roger Valença - que dirigiu Coágula - continua: Jorge assina a Cenografia e Assessoria de Direção e Roger assina a sonoplastia neste espetáculo.

Além desta parceria, o trabalho conta com o olhar e propostas coreográficas de Luiz Fernando Bongiovanni, coreógrafo paulistano que possui um trabalho reconhecidíssimo no país e no exterior. E que já havia assessorado coreograficamente o trabalho QUERO SER PRETO.

A Fé que Acostumou a Falhar é um espetáculo de dança-teatro (linguagem que o núcleo pesquisa desde 2012) que propõe-se a provocar e questionar mais do que responder qualquer pergunta a respeito da “Fé”.

Nós, do Núcleo, nos debruçamos sobre nossas próprias experiências relacionadas a fé, num exercício de expor e tratar da nossa fé e não da fé do outro. Neste sentido chegamos à uma dicotomia central que é: a “fé que nos salva” (que nos dá respaldo e energia para seguir em frente e perseverar e nem sempre é de natureza religiosa) e a “fé que nos mata” (este levante que, em sua maioria mistura doutrina religiosa e doutrina política eleitoral e que tem promovido uma crescente onda de violência no país e no mundo).

A partir destes embates e atritos, os três intérpretes (Alexandre Manchini Jr, Clarissa Maria e Vinícius Francês), sobre uma arena feita de tijolos (1.500 tijolos pó de mico) desenvolvem cenas e coreografias que transitam desde a castração e padronização imposta aos corpos, até sua libertação. Pois quando se trata desse mercado de doutrinas, é essencial libertar-se.

Ideia Original e Direção: ALEXANDRE MANCHINI JR

Assessoria de Direção e Cenografia: JORGE VERMELHO

Assessoria de Coreografia: LUIZ FERNANDO BONGIOVANNI

Coreografia: NUCLEO ARCÊNICO DE CRIAÇÕES (criação coletiva)

Dramaturgismo: HOMERO FERREIRA e ALEXANDRE MANCHINI JR.

Elenco e co-autores: ALEXANDRE MANCHINI JR, CLARISSA MARIA e VINÍCIUS FRANCÊS

Desenho de Luz: LUIS FERNANDO LOPES

Desenho de som: ROGER VALENÇA

Operação de som e Cenotecnia: LARISSA MACENA

Desenho de Figurino: CLARISSA MARIA e ALEXANDRE MANCHINI JR

Design Gráfico: Juny kp!

Preparação Corporal: VINÍCIUS FRANCÊS

Produção Executiva: NATHALIA PASCHOALLI

Realização: NÚCLEO ARCÊNICO DE CRIAÇÕES e SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SÃO PAULO.

O ESPETÁCULO FOI CONTEMPLADO PELO PROAC.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

*CONTÉM CENAS DE NUDEZ*

LOCAL E RETIRADA DOS INGRESSOS:

CENTRO CULTURAL “ANA MARIA CENEVIVA BERARDO”

Rua Tiradentes, 1124, Centro, Monte Aprazível/SP.

MAIS INFORMAÇÕES:

Centro Cultural "Ana Maria Ceneviva Berardo" - Assessoria Municipal de Cultura de Monte Aprazível-SP
PortalSQL v1.0 - Propriedade Software: © 2000 produtoraferreira.com.br - Todos os direitos reservados.